A importância da reserva de emergência

Oi, comunidade! Tudo bom por aqui?

Vamos falar um pouquinho sobre reserva de emergência? Se não sabe o que é, não se preocupe, vou explicar pra você!

Pra quem está por fora do assunto, a reserva de emergência é aquele dinheirinho que você guarda pros imprevistos que possam aparecer no dia a dia, como alguma coisa que aconteceu com o carro, gastos com remédios por algum probleminha de saúde inesperado, desemprego ou até mesmo algo que possa comprometer o seu orçamento mensal.

Vamos imaginar o seguinte pra ficar mais claro ainda: você guardou um bom dinheiro pra fazer aquela viagem dos sonhos, mas, infelizmente, perdeu o seu celular e vai precisar comprar outro. Automaticamente, você vai pensar em tirar uma parte do que guardou pra viagem e, agora, usar pra comprar outro, né?

Mas, sabemos que não será nada legal mexer com aquela graninha que era pra outra finalidade. :neutral_face: E é aí que aparece o assunto reserva de emergência: se você tivesse uma, poderia usar pra comprar um novo celular e esse dinheirinho não iria fazer falta.

Daí vocês me perguntam: Mas Isa, como eu faço a minha reserva? É agora que vou mostrar que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Pra começar, uma boa reserva de emergência deve proporcionar tranquilidade por, pelo menos, 6 meses sem emprego. Essa reserva pode ser usada pra qualquer situação inesperada e deve ser reabastecida sempre que for utilizada.

Então, antes de tudo, analise todas as suas despesas e identifique os itens que podem ser cortados. Aí, você calcula todos os gastos nos últimos meses pra ter uma noção da média das despesas mensais.

Por exemplo: se você gasta, em média, R$ 1.500 por mês, a reserva de emergência deverá ser de R$ 9.000 (ou seja, R$ 1.500 x 6).

Eu sei que parece ser muito dinheiro e você não tem tudo isso sobrando pra poder começar a reservar, né? Mas não se preocupe, o importante é definir um valor fixo mensal a ser poupado ou mesmo um percentual da renda familiar pra começar a guardar.

Por isso, se comprometa mensalmente com quantidades realistas e, de pouquinho em pouquinho, vai construindo a sua reserva de emergência. E é importante nunca se esquecer de que ela não deve ser usada pra lazer ou compras por impulso, tá? Isso foge totalmente do objetivo final de ter essa reserva.

E agora que você já sabe mais coisas sobre o assunto, mantenha a organização financeira em dia pra começar a construir a sua reserva em 2021 e não se surpreender com coisas inesperadas no futuro! Ah, e se você tem mais alguma dica bem legal sobre reserva de emergência, conta aqui pra gente. Amamos aprender com vocês! :blue_heart:

34 curtidas

adorei o post …

1 curtida

Ao infinito e além… o/

1 curtida

Boa ideia gostei vou tentar fazer minha reserva

1 curtida

Gostei do poste, vou pensa nessa reserva logo q conseguir compra minha moto tão desejada.

2 curtidas

tão simples,mais pouco fazem, não importa o valor,o importante é guarda. :clap::clap:

1 curtida

E será que tei 1400 de limite no cartão será que conseguir quanto de reservar

Parece com a ideia que propus com algumas mudanças e isso mesmo vcs estão usando minha sugestão ou idéia com algumas mudanças mais parece a minha idéia fiquei feliz

1 curtida

Já faço isso e a maioria dos investidores também fazem, mas mesmo assim o post foi muito bom.

1 curtida

otima dica adorei. esperando as priximas

1 curtida

Gostei da ideia. Eu mesmo tô no Desafio das 52 semanas.

2 curtidas

Eu já faço isso, e é muito importante porque a gente nunca sabe quando vai ficar doente ou desempregado, então agente tendo uma reserva já der pra quebrar um galho por alguns dias.

1 curtida

Olá Isa!
Bom dia
Eu já faço isso, comprando bitcoins. Há 2 anos que compro todo mês 100,00 de bitcoins. Nesses 24 meses, eu juntei na conta da corretora com essas compras mensais, o total de R$ 2.400,00.
A valorização do bitcoin nesse período foi de 571.5 %, mas eu peguei uma média dessa valorização de 340.4%, em virtude da compra ter sido parcelada e hoje eu tenho na minha conta de bitcoin o equivalente a R$ 10.570,25.
O cartão Pag me ajuda muito, porque quando meu dinheiro não dá pra fazer a reserva, eu tiro esse dinheiro do meu limite de crédito.
É uma pena que somente poucas pessoas tenham conhecimento desse tipo de investimento e que a maioria ainda continua juntando dinheiro na poupança.
Se alguém aqui na comunidade tiver interesse em saber mais sobre o assunto, pode informar o meu zap (81) 99897-7530, que terei o maior prazer de passar as informações gratuitamente.
Um abraço e um feliz ano novo, cheio de saúde e prosperidade.

3 curtidas

Adorei a ideia vou fazer isso sim

1 curtida

Vamos a prática…!!

1 curtida

?Como posso pedir a minha reserva de emergência?

1 curtida

Isso aí, Diego! Eu também já tô fazendo a minha hahaha :slight_smile:

Boaaa, Leni!! Tenho certeza que logo, logo vc vai realizar esse sonho. Foco na reserva, hein! :wink:

Exatamente, Alecia! E de pouquinho em pouquinho isso faz uma graaande diferença, né?!

1 curtida

Que demais, Filipe!! Amamos receber sugestões, continue sempre nos ajudando com novas ideias, tá?! :smile:

1 curtida