⚠ Dicas de segurança para não cair na Black Fraude ⚠

E aí, comunidade! Tudo bem?

Este ano passou voando, né? A gente piscou e já está em novembro, mês da tão esperada Black Friday! :money_mouth_face:

Agora, devemos nos atentar a uma coisa muito importante quando o assunto é comprar: nesta época, o número de golpes aumenta consideravelmente, inclusive, envolvendo compras online. Pessoas de má índole ficam só esperando alguém dar um deslize pra roubar dados e utilizá-los em seu próprio benefício.

Este ano, a Black Friday será no dia 26 de novembro. E aí, sabe aquele dinheirinho que você passou meses juntando pra, finalmente, poder gastar este mês? Pois é. Hoje, vamos dar algumas dicas pra você comprar com muita segurança e não cair em nenhum golpe que os espertinhos tentam aplicar durante esses dias de promoções.

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PHISHING

É quando um criminoso se passa por uma pessoa, empresa ou órgão do governo pra roubar seus dados sem nenhum tipo de invasão. E sabe o que acaba acontecendo por causa disso?

Você termina passando os seus dados pra ele sem nem perceber. Isso pode se dar de algumas maneiras:

  • Quando você clica em links de promoções, acreditando que são verdadeiros, e acaba inserindo ali mesmo alguns dados, como: nome, CPF e até informações do cartão de crédito, tudo isso sem nem imaginar que aquela página é falsa;

  • Ao clicar em links pra acessar cupons de desconto sem verificar se aquela página é verdadeira

  • Quando acessa a internet por meio de redes públicas, mas não sabe que a máquina pode estar infectada e acaba inserindo dados em sites que deseja navegar;

  • E quando fornece seus dados pessoais pra fazer cadastros em sites que não são confiáveis.

COMO EVITAR ATAQUES DE PHISHING?

Confere essas dicas bem simples que podem evitar esses ataques e garantir a sua proteção:

  • Não abra links desconhecidos que recebe por e-mail ou em mensagens do WhatsApp;
  • Evite clicar em sites que não conhece pra ter acesso a supostos cupons de desconto;
  • Use antivírus e atualize seus softwares, especialmente navegadores. Eles podem barrar cliques desavisados em arquivos ou links maliciosos;
  • E antes de incluir os dados do cartão pra efetuar o pagamento, tenha certeza de que está na página oficial da loja ou da empresa de pagamento online.

COMPREI E NÃO CHEGOU. E AGORA?

Você já deve ter ouvido alguma história de alguém ou até mesmo conhece uma pessoa que comprou um produto pela internet e ele nunca chegou, né? Então, isso é mais comum do que se possa imaginar.

Pra não cair nesse conto do vigário, procure por sites conhecidos e oficiais pra realizar suas compras. Ah, e fique sempre de olho no selo de segurança presente nas páginas.

CONFIRA AS INFORMAÇÕES DE PAGAMENTO

Na hora de fazer o pagamento, confira com muito cuidado as informações, especialmente se você estiver optando por pagar o boleto ou a transferência via Pix.

É importante checar sempre se o nome da loja que vai receber o pagamento está correto antes de confirmar a transação. Olhe com cuidado todos os campos de informação pra ter certeza de que está fazendo o pagamento para a empresa correta. E mais uma dica: desconfie de lojas que pedem Pix pra Pessoas Físicas!

INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA DE ENTREGA

Antes de comprar, procure ver como a empresa envia os produtos e quais são os prazos de entrega. Muitos comércios eletrônicos fornecem um código de rastreio pra acompanhamento do envio do que você comprou.

PREÇOS BONS DEMAIS PRA SER VERDADE

Um dos golpes mais comuns durante a Black Friday são aquelas promoções com descontos imperdíveis. Uma empresa anuncia um desconto significativo, mas, na verdade, dias antes, o valor teve um aumento de até 100%.

Funciona mais ou menos assim: um armário custa R$ 700 e, semanas antes da Black Friday, o produto passa a custar R$ 1.400. Aí, no dia do evento, a empresa solta uma promoção de 50% de desconto. E o que acontece? Os clientes pensam que estão economizando, mas, na realidade, não existe desconto nenhum no produto.

E pra não cair no esquecimento, dá uma olhada nessas dicas básicas pra arrasar nas compras e passar beeem longe da Black Fraude:

  • Confira as informações da loja: ela tem CNPJ, telefone e endereço bem à mostra no site? Se não tiver, é melhor não arriscar;

  • Nunca esqueça: é lei manter o antivírus e o firewall ativados!

  • Quando entrar em um site, preste atenção se o endereço começa com https://. Esse detalhe indica que ele tem a segurança verificada;

  • Ficou na dúvida sobre a loja? Pesquise a sua reputação em sites como o ReclameAQUI e em fóruns de compras;

  • Ah, uma loja que você nunca ouviu falar mandou ofertas imperdíveis pro seu e-mail? Desconfie! Pode ser um golpe disfarçado de promoção;

  • E é bom também ter cuidado com os sites internacionais O Código de Defesa do Consumidor é válido apenas em território nacional.

Ah, os seus dados pessoais são totalmente sigilosos, tá? Nunca se esqueça de guardá-los a 7 chaves pra sua segurança. E pra não cair no esquecimento:

  • Nunca compartilhe os números do cartão, senha, CVV e token com ninguém;

  • A gente não faz atendimento via redes sociais, nosso atendimento é apenas via chat e e-mail oficial: atendimento@willbank.com.br;

  • Não oferecemos aumento de limite por rede social ou ligação. Você deve pedir aumento de limite só em nosso app;

  • Nada de passar data de nascimento e CPF pra ninguém, principalmente por telefone e rede social;

  • Todas as redes oficiais do will! possuem um selo de verificação.

E aí, anotou as nossas dicas? Agora já pode fazer a sua lista. Boas compras pra você! :slight_smile: