O preço da gasolina está te assustando? Chega mais que eu separei algumas dicas para te ajudar a economizar!

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? :smiling_face_with_three_hearts:

Já estamos coladinhos com o feriado e eu voltei com mais uma daquelas dicas que vocês tanto amam: economia. Desta vez vamos bater um papo sobre o preço da gasolina, que dia após dia aumenta absurdamente.

A Petrobrás anunciou um grande aumento no valor dos combustíveis que fornece às distribuidoras nacionais. Com isso, a gasolina e o diesel tiveram um reajuste bem assustador. Enquanto não há muito o que fazer em relação a esses valores cobrados na bomba, eu vou ajudar vocês a, pelo menos, não desperdiçar. Bora de dicas? :star_struck:

• Mantenha o carro sempre alinhado e balanceado

Esta é, sem dúvida, a dica mais ouvida, mas é também a mais ignorada. Coisas básicas, como filtros de combustível e filtros de ar entupidos, podem atrapalhar o consumo. Não se esqueça também de outros aspectos do carro. Freios desajustados e direção desalinhada aumentam a resistência ao rolamento, e com isso, o uso de combustível. Com a manutenção em dia, o seu veículo anda com mais facilidade e o consumo de combustível diminuiu.

• Use a tecnologia para pesquisar preços

O aplicativo Waze, por exemplo, mostra os postos mais perto de você já com o preço do combustível de cada um deles.

• Não carregue peso desnecessário

Sabia que se você andar com o carro lotado de coisas, ele bebe mais combustível? Quanto mais peso, mais esforço o motor precisa fazer para gerar movimento. Então, se tiver algumas coisas no carro que você não utiliza, deixe em casa, venda ou doe para evitar esse consumo desnecessário, belê?

• Cuidado com a famosa “gasolina batizada”

Sabe aquela substância que eles misturam álcool e até água na composição do combustível? Pois bem! É nessa mesmo que você precisa se atentar.

• Mantenha os pneus calibrados

Pneus murchos consomem mais combustível, porque aumentam a área de contato, portanto, o atrito com a via. É como se o carro ficasse “agarrado” ao chão, exigindo um esforço acima do necessário e, assim, consumindo mais combustível.

Outra coisinha, a recomendação é não calibrar o máximo que der, viu? Ao invés disso, os pneus devem ser calibrados de acordo com a recomendação de fábrica. Encher demais o pneu, vai ter um outro efeito: vai gastar a borracha mais rápido, e não é um item barato de se trocar. Se atentar a estas ações pode te ajudar a economizar até 10% de combustível.

• Desligue o ar-condicionado

Eu sei que com esse calorão todo que está fazendo nosso Brasil é quase impossível não ligar o ar condicionado. Mas você sabia que o uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível? Afinal de contas, o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Por isso, use o ar apenas quando realmente for necessário, tá bom?

• Acelere com calma

Dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

Anotaram tudo direitinho para não cair no esquecimento? Essas dicas são mega importantes e vão te ajudar a controlar bem mais os gastos com combustível.

Agora me contem, quais dessas dicas vocês já conheciam? E se souberem de mais alguma, é só deixar aqui nos comentários, viu? :yellow_heart: