Programas sociais e sevirços gratuitos que você precisa conhecer

Oi, pessoal, como vocês estão? Hoje eu trago umas informações quentinhas. Vocês vão amar e se perguntar: “Putz! Como eu não sabia disso antes?!”.

E pra não fazer muito mistério, porque eu sei que vocês são muito ansiosos, o assunto de é: Programas Sociais e coisas gratuitas que vocês têm direito, mas não conhecem.

O que é grátis já é bom e quando pode nos beneficiar, nem se fala, né? Então dá só uma olhada nas preciosidades que eu trouxe pra vocês.

ID JOVEM

O ID Jovem é um documento que você consegue ter acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo.

Quem tem direito são os jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (pra incluir ou atualizar os dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS).

Pra tirar o documento, você precisa entrar no site do ID Jovem, acessar a barra “emitir ID Jovem” e preencher os dados solicitados.

Aí, quando for usá-lo em viagens, você precisa chegar com, no mínimo, 3 horas de antecedência do horário de partida do ônibus que quer pegar. A rodoviária tem, por Lei, a obrigação de deixar separadas passagens para o ID Jovem até 3 horas antes da viagem. Se passar disso, eles liberam as passagens e vendem para o grande público.

Dica: as passagens do ID Jovem são bem concorridas. Então não deixe pra pegar perto de viajar. O ideal é que você faça a reserva com 2 semanas de antecedência ou até mesmo 1 mês antes.

Observações:

• Só vale para viagens interestaduais (de um estado pro outro);
  • Viagens somente em ônibus convencionais;
  • O ID Jovem só serve pra passagem, então você paga as taxas e o pedágio (mas continua bem barato);
  • Ficam disponíveis apenas 4 passagens por ônibus – 2 são 100% gratuitas e outras duas com 50% de desconto. Então fique de olho;
  • E pra comprar a passagem é necessário levar seu ID Jovem (impresso ou digital) e um documento original com foto.

VALOR MÍNIMO PRA COMPRAS

Nenhum comerciante ou estabelecimento pode cobrar uma quantia mínima pra compras com cartão de débito ou crédito. Ninguém pode forçar você a comprar mais do que deseja. Isso é considerado como prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.

SEGUNDA VIA DE DOCUMENTOS

Se você precisa da 2ª via de documentos, como, por exemplo, RG, CPF e Certidão de Nascimento, também é possível conseguir de forma gratuita.

Pra quem tem o RG roubado ou furtado, é só apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) na hora de solicitar a 2ª via pra ter a isenção da taxa. Homens acima dos 65 anos e mulheres com mais de 60 anos, assim como desempregados há mais de 3 meses que apresentarem a Carteira de Trabalho, também são isentos de pagamento.

Agora, caso a pessoa assine o termo de pobreza, disponível nos próprios locais de emissão do documento, ela não precisa pagar pela 2ª via.

Já no caso do CPF, não é necessário solicitar a 2ª via em caso de perda do cartão. Isso porque, desde 2011, os cartões não são mais emitidos e, por isso, podem ser impressos diretamente no site da Receita Federal. Se você perdeu o seu cartão, pode imprimir a nova via de forma totalmente gratuita.

E a 2ª via gratuita da Certidão de Nascimento é acessível apenas pra quem está em situação de vulnerabilidade social, com a assinatura do termo de pobreza. O termo pode ser solicitado junto ao Núcleo de Família da Defensoria Pública, o que for localizado mais próximo da sua residência.

SEGURO EM VIAGENS DE ÔNIBUS

Sabia que a passagem já vem com a cobertura do seguro pra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) embutido no preço? Este seguro é obrigatório e responsável por indenizar os passageiros em caso de morte ou invalidez.

Também pode ser usado para reembolso, no caso de gastos médicos decorrentes de acidentes nas viagens. Você não precisa pagar nenhum seguro adicional pra se resguardar.

SUSPENDER SERVIÇOS DE INTERNET, TELEFONIA, ÁGUA E LUZ

Se você vai ficar por uns meses fora de casa, saiba que é possível suspender alguns serviços pra que eles não sejam cobrados na sua ausência. Isso pode ser feito com a internet, TV a cabo e até mesmo com as contas de água ou luz. A suspensão pode ser solicitada, sem custo algum, até uma vez por ano.

ASSISTÊNCIA JURÍDICA

Você sabia que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) oferece atendimentos com um advogado sem custos? Mas pra isso é preciso comprovar renda. A Constituição Federal garante a contratação de advogados por meio da Defensoria Pública e você também pode obter aconselhamento jurídico gratuito no Núcleo de Práticas Jurídicas das Faculdades de Direito.

Agora me contem: gostaram de descobrir essas pérolas? Até eu amei saber sobre tudo isso aqui. E aí, qual desses serviços vocês nem faziam ideia de que era FREE? Se souberem de mais algum, não deixem de contar pra gente, hein! :blue_heart:

7 curtidas

Gostaria de saber sobre Certidão de casamento grátis.