Que comecem os preparativos para a Black Friday

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Este ano passou voando, né? E quando a gente menos espera, a Black Friday já está batendo na nossa porta de novo. Eu confesso que AMO esses últimos meses, planejo várias compras na minha cabeça, me organizo com antecedência (de vez em quando) e faço a festa! Hahaha :money_mouth_face:

Quando a gente pensa em Black Friday, assunto é o que não falta, né? Aí, pensando nisso, separei vários conteúdos incríveis e variados pra vocês. Toda semana vou compartilhar tudinho por aqui. Quero todo mundo atento, hein?!

E pra começar o nosso “combo” sobre Black Friday, eu trouxe várias dicas pra você que é empreendedortem uma lojinha, um comércio no seu bairroou pra quem pretende dar o primeiro passo em 2022 e quer ficar por dentro do assunto.

Agora, como sou curiosa, quero saber de vocês: quem aí já está se preparando pra bater aquela meta de vendas no mês que vem? Se tem alguém aqui que ainda nem começou a pensar no assunto, nada de desespero, tô aqui justamente pra sugerir novas ideias. Bora começar?

• Conheça seu público-alvo

Eu sei que vocês já devem estar cansados de ouvir sobre isso, mas essa é uma dica importantíssima que faz toda a diferença no seu negócio. Afinal, pra vender bem, é preciso conhecer as necessidades do seu cliente, né? Aí, vai ficar muito mais fácil identificar quais produtos ou serviços cada um prefere, ajudando você a ser bem mais assertivo nas suas ofertas.

• Não espere pra começar na última sexta-feira do mês

Que tal usar o nosso jeitinho brasileiro pra estender as promoções? Uma boa ideia é se organizar pra oferecer aquele famoso “esquenta” aos clientes, uma antecipação de descontos ou ofertas exclusivas pra produtos exclusivos durante todo o mês de novembro. Além de garantir um maior volume de vendas, você ainda conquista aquele cliente que, talvez, não teria a oportunidade de comprar no fim do mês.

• Prepare seu estoque

Verifique tudo direitinho pra ter a certeza de que tem produtos suficientes. Tá faltando alguma coisa? Ligue pro seu fornecedor, negocie os preços, prazos e entregas pra não precisar correr contra o tempo, em cima da hora. Ter estoque a mais é uma oportunidade pra criar muitas promoções diferentes ao longo de um determinado período. O Natal e o Ano Novo estão chegando e você pode ter muitas ideias criativas caso algum produto venha a sobrar.

• Use as redes sociais a seu favor

Se você já tem um perfil comercial nas redes sociais ou mesmo é dono de um e-commerce, as possibilidades de se destacar são infinitas. Pra ter uma ideia, durante a pandemia, as vendas pela internet foram lá em cima, chegando a mais de 40%. Incrível, né?!

Você pode usar o Instagram e Facebook pra divulgar sua loja (física ou virtual), mostrar as ofertas e novidades, além de incentivar os seus amigos e seguidores a compartilharem o seu trabalho pra alcançar ainda mais pessoas.

E olha essa sugestão: já pensou em fazer uma oferta exclusiva pra galera que acompanha você no digital? Pode oferecer, por exemplo, 5% de desconto aos seus seguidores. Um descontinho é um ótimo incentivo pra que eles se lembrem de você durante as compras.

• Tendências que têm tudo pra bombar

Vocês já sabem o que tem chamado a atenção dos consumidores ultimamente? Muitas lojas têm buscado oferecer algumas ações bem criativas pra se destacar. Vejam algumas sugestões de que dão muito retorno pra quem trabalha com vendas e, de quebra, deixam os clientes satisfeitos:

Cashback: pra quem ainda não conhece essa expressão, ela significa “dinheiro de volta”. Peraí, Isa, como assim dinheiro de volta?

É bem simples de entender: sua loja está oferecendo 10% de cashback em compras realizadas via Pix. Se um cliente realizou uma compra de R$ 100, por exemplo, o cashback dele, o que ele vai receber de volta, será R$ 10. A parte interessante é que você, como empreendedor, é quem decide como esse dinheiro vai voltar pro cliente. Pode ficar como crédito na loja, virar um desconto ou até mesmo usar a forma tradicional, devolvendo o dinheiro na hora.

Essa é uma das propostas que mais dão resultados, pois os clientes AMAM cashback.

Frete Grátis: se você tem uma loja online ou vende por meio das redes sociais, o frete é uma opção que, com certeza, não sai do seu radar, acertei? Realizar compras online já é uma baita facilidade, com frete grátis, então, quem resiste?

Por incrível que pareça, muitas pessoas desistem de comprar quando batem o olho no valor do frete. Por outro lado, alguns clientes nem se importam com o valor das compras, só de saber que o frete é grátis, os olhinhos ficam brilhando. (eu sou esse tipo de cliente, hahaha)

Pensando nisso, o que eu sugiro: se organize, faça um planejamento completo do seu financeiro pra entender se compensa abrir mão do frete e tirar esse custo do seu orçamento. Quem sabe, você pode inovar nas promoções, por exemplo: frete grátis acima de R$ 200. Essa é uma ótima maneira de fazer com que seus clientes comprem alguns produtinhos a mais pra ter essa “recompensa”.

Indique e ganhe: olha, sinceramente, essa promoção aqui me ganha! Confesso que já participei de muitas e funciona basicamente assim: quem trouxer ou indicar um amigo com desconto nas próximas compras ganha um desconto. É uma ótima opção pra quem trabalha na área da beleza. Afinal, todo mundo quer dar um up no visual pagando menos, né?

Compre 1 e leve 2: aqui você pode oferecer um item de graça pra quem comprar outras unidades do mesmo produto. E você escolhe como prefere anunciar: “compre 2 e leve 3”, “leve 1 e o 2° sai com 50% de desconto”, é só usar a criatividade. Mas lembre-se sempre do planejamento.

Vou explicar melhor usando um hambúrguer como exemplo: imagine que você é dono de uma lanchonete e seu hambúrguer custa, normalmente, R$ 10 cada um. O cliente vai pagar R$ 20 e levará três. No fim das contas, cada lanche terá custado R$ 6,66. Isso equivale a 33% de desconto ou R$ 3,34 a menos em cada um. Daí você precisa calcular o seu investimento com muita calma, definir o que deseja de retorno e colocar na balança pra ver se compensa.

Agora, se você é um empreendedor de comércio local e não encontrou nenhuma opção tão vantajosa, pode relaxar que também pensei nisso.

Entrega rápida: se você está começando a empreender e ainda não consegue ofertar tantas promoções como gostaria, que tal pensar em algumas possibilidades simples e eficientes? A entrega é uma delas. Todos os clientes são ansiosos, quem diz não ser, está mentindo. E sabendo que ninguém gosta de esperar vários dias pra receber a sua compra em casa, oferecer uma entrega no mesmo dia em que a compra foi realizada é uma boa escolha. Quem comprou, com certeza, vai aprovar.

Formas de pagamento: ninguém aí quer perder clientes em plena Black Friday por causa dos meios de pagamento, né?

Seja no ambiente online ou nas lojas físicas, é muito importante que você aceite diferentes formas de pagamento, como dinheiro, débito, crédito, Pix e até vender parcelado no boleto.

Atendimento: por último, mas não menos importante, vamos fechar nosso combo de dicas com chave de ouro. Durante esses dias de muitas vendas, é extremamente importante que você esteja preparado para o fluxo de pessoas que vão surgir querendo tirar dúvidas e realizar suas compras. E aí, a educação, calma e gentileza devem ser primordiais.

Já ouviu aquele ditado “servimos bem pra servir sempre”? Pois é, é exatamente isso que não deve faltar: um atendimento paciente, humano e preparado.

Se organize com as pessoas que trabalham com você pra definir quem vai ficar de olho nas redes sociais, quem vai atender diretamente o cliente ou quem vai ficar no telefone. Tenho certeza de que a sua empresa, lojinha ou comércio vai oferecer uma ótima experiência a todos eles.

E agora me digam: gostaram das nossas dicas willcríveis? Espero que todos tenham sucesso durante a Black Friday e voltem aqui pra contar se usaram alguma dessas dicas e como elas ajudaram você a aumentar as suas vendas. E se você tiver mais alguma dica que não pode faltar durante a Black Friday, é só comentar aqui embaixo, belê? :yellow_heart: