Olá, Carolina! Tudo bem na medida do possível e contigo?
Carolina, a posição sobre o Spread de 0% foi dada por um atendente especializado e confirmada diversas vezes. Eu tenho as comprovações, você gostaria de observar o print?
Qualquer possibilidade de confusão na interpretação desta informação, sobre Spread, está descartada, pois se trata de uma informação bastante objetiva e não uma informação subjetiva com margens para más interpretações. 0% é 0%.
O processo de conversão tem inúmeros problemas sim, mas primeiro vamos desmistificar as coisas, não é em relação ao Dólar PTAX que houve e está havendo conflitos, mas em relação a própria cotação MasterCard, pois a MasterCard disponibiliza em seu site um conversor de moedas que permite ao cliente simular (Juntamente com as taxas e a data selecionadas) o valor final de sua compra.
A operadora Pag, por sua vez, utiliza bandeira MasterCard e logo baseia suas conversões na cotação da bandeira MasterCard.
Pois bem, é inexplicável, mas seguindo as circulares de Banco Central ( Circular nº 3918) e calculando as compras pelo conversor MasterCard (que utiliza a cotação do dólar do dia selecionado) e somadas as taxas propostas pela operadora + a taxa de impostos federal (IOF) o valor final JAMAIS coincide com o valor cobrado pela Operadora em suas conversões. Obviamente, o erro da operadora é superavitário e não deficitário, o que por si já é bastante suspeito. (Visto minhas inúmeras reclamações e alertas diretos ao CEO Felipe Felix em seu perfil do LinkedIn)
Possuo também os prints que comprovam que até os valores informados na Moeda Original (Dólar) constam errados na fatura, compras de 116 U$ vem como 121 U$, por exemplo. Não é de se espantar?
Até quando esta baixaria de não seguir circulares oficiais do BC e mostrar, como um bom exemplo, como a Instituição NuBanco, mostra em seu app os cálculos de conversão. Há o que esconder?
O próximo tópico, Carol, são os estornos:
Veja bem, os estornos que recebi até agora da operadora são insuficientes, ou seja, estão incorretos também. Isso mesmo, eles não são os reembolsos corretos. Segundo o atendente, estes valores de estorno já estavam pré-fixados, ou seja, um determinado valor fica disponível para estorno, existe um “limite” e não seria possível estornar mais do que o previsto. Isto me desperta um questionamento: Por que a operadora tem uma margem de valor disponível para estorno de cobranças indevidas? Isso não é estranho? É como se já soubessem que existe uma coisa errada que não será corrigida automaticamente mas somente mediante reclamação.
Então, novamente fica a reclamação e o alerta, quem estiver lendo este tópico e houver recebido algum estorno a respeito de compras internacionais, verifique, faça as contas, simule a conversão e exija o restante do valor, mesmo que não receba vale como prova de que foi solicitado.
Esclareço também que todos os erros de conversão da Pag foram superavitários, ou seja, para mais, isto é regra, não houve nenhum para menos.
Deixarei os links da própria MasterCard para os conversores de moedas, para quem quiser comparar o valor de suas compras e verificar os erros. Também os cálculos que uso, de acordo com as circulares do BC.
E mais uma vez, me coloco a disposição para uma consultoria, eu já fiz algumas via chat suporte Pag, para tentar orientar sobre conversão de compras internacionais via Cartão de Crédito, mas acho que não foi suficiente.
Links:
(É proibido colocar links, mas pesquisem por MasterCard US Convert Currency e MasterCard Conversor de Moedas, existem 2 simuladores da MasterCard para isso)
Cálculos:
A (Valor da compra em USD) x B (Cotação do dólar no dia da compra) + C (Spread) + D (IOF)