Vamos entrar em 2022 economizando? Se liga só nessas dicas!

Oi, meus amores! Agora, de forma oficial, feliz 2022 pra todos nós! :sparkles:

Como foi a virada de ano de vocês? Espero que todos estejam com as energias recarregadas para construir mais um ano incrível!

Eu estou preparando muitas coisas legais para compartilhar com vocês este ano. Por isso, nosso primeiro papo será sobre educação financeira - eu sei que vocês amam conteúdos assim! :smiling_face_with_three_hearts:

Eu quero saber de uma coisa: quem aí conseguiu sair de 2021 sem estar endividado? Sejam sinceros, hein…

Economizar dinheiro é uma tarefa muito difícil para muitos de nós, às vezes nem sabemos por onde começar. Outros até começam, mas param no meio do caminho. Daí, quando chega no final do ano, bate aquele desespero novamente! :astonished:

Mas se você se interessou pelo assunto e não faz ideia do que fazer pra se organizar, não precisa se preocupar. Preparei uma listinha com várias dicas bem importantes que vão te dar um norte e te ajudar a entender desde onde começam os seus gastos, até a guardar uma quantia de dinheiro todo mês.

Ah, lembrando que tudo começa pelo planejamento financeiro. Eu sei que vocês já devem estar cansados de ouvir isso, mas é com ele que você poderá colocar a sua vida em ordem, belê?

AGORA, SIM! VAMOS DE DICAS.

• Reflita sobre o ano anterior

A organização financeira começa quando separamos um tempinho para repensar sobre a nossa vida financeira. Se pergunte: como ela esteve em 2021? Essa pergunta é essencial para que você consiga estabelecer suas metas e objetivos para 2022.

Faça uma análise pessoal bem completa dos seus ganhos e gastos do ano anterior, tipo assim: saiu das dívidas? Entrou em dívidas? Gastou mais do que podia? Exagerou nas compras? Conseguiu economizar?

Esses são alguns pontos importantes para que você consiga entender perfeitamente o que pode ter acontecido. Daí, você pode fazer o seguinte: se algo deu certo, repita. Se deu errado, corre da cilada.

Refletindo dessa forma, você vai perceber onde poderá economizar em 2022, principalmente nos primeiros meses.

• Registre todas as suas despesas

Registrar as despesas se trata de anotar todos os seus gastos, separar por categorias, para que assim fique mais fácil de entender quais deles são desnecessários e te impedem de guardar dinheiro.

Além das planilhas de gastos, já existem alguns aplicativos que te ajudam a fazer esse registro de despesas. Eu volto pra contar tudinho sobre isso pra vocês!

• Estabeleça suas metas e prazos

Essa é uma dica importantíssima, estabelecer metas e prazos vai te ajudar MUITO a economizar. Suas metas podem variar desde um aparelho de celular novo até a compra de uma casa nova. O importante é saber priorizar tudinho. Mas é aí que começa o desafio: o dinheiro das suas metas deve sempre ficar guardado para não ser gastos com coisas desnecessárias, beleza? :wink:

• Comece a poupar logo no primeiro mês

Você já tem costume de separar um pouco de dinheiro todo mês para guardar? Se sim, maravilha, você está no caminho certo! Mas se você ainda não tem esse hábito ou só se lembra de separar o dinheiro de vez em quando, nunca é tarde para começar.

Sabe os gastos que você tem todos os meses? Pois bem! Esse dinheiro também deve ser visto como um se fosse um “gasto obrigatório”. Você pode gerar um boleto para o dinheiro que vai guardar, para que ele seja pago e o dinheiro seja aplicado. Ah, não precisa se preocupar em guardar um valor alto, tá? Vai de acordo com o seu orçamento, sem ultrapassá-lo.

• Mantenha suas contas em dia

Nem preciso falar o quanto essa dica é importante, né? Manter as contas em dia é fundamental para que você não tenha que pagar multas por atrasos.

Algumas pessoas não percebem o problema em atrasar pagamento por apenas alguns dias, mas é aí que tá: se colocarmos na ponta do lápis, vamos perceber que os juros são bem salgados e pesam no nosso bolso.

Infelizmente, é assim que algumas pessoas acabam comprometendo suas finanças sem perceber. Por isso, nada de atrasar os pagamentos, hein!

• Procure fontes de renda extra

Para te ajudar a ganhar um dinheirinho a mais, que tal buscar por uma renda extra? Sabe o dinheiro que você deve guardar todo mês? Então, ele pode vir daqui. Você pode vender objetos e roupas que não usa e que estejam em boas condições, buscar por vagas sazonais, fazer freelancers e até começar um pequeno empreendimento. São muitas opções que podem te dar lucro e logo, logo eu volto com uma lista completa delas.

• Corte os gastos desnecessários

Pra fechar com chave de ouro, não podemos esquecer do que consome todo nosso dinheiro despercebidamente, né? Se você está realmente decidido a ter uma vida financeira mais tranquila em 2022, é necessário parar de gastar dinheiro com itens desnecessários para sobrar mais dim-dim na conta.

Você pode economizar no delivery e levar sua própria comidinha de casa, por um fim naquela assinatura de TV a cabo ou streaming que você nunca usa, ir para o trabalho de bicicleta (caso você more perto) e economizar na gasolina ou na passagem. Tenho certeza que de cara você vai perceber que esses gastos não são nada inofensivos e fazem uma baita diferença no final do mês.

Estes são apenas os primeiros passos para que você tenha uma melhor experiência financeira no futuro. Com muito comprometimento e mantendo esses hábitos desde janeiro, fica mais fácil ter um resultado satisfatório no fim do ano.

E aí, consegui te ajudar com essas dicas? Me conta aqui como você se organiza financeiramente. Assim, conseguimos ajudar vários outros amigos! :yellow_heart::sparkles: